Banda Marcial Prof°. Amadeu Guimarães

Uma introdução sobre a Banda

A Banda Marcial Professor Amadeu Guimarães (B.M.P.A.G.), fundada em 1967, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, é uma das mais tradicionais bandas marciais do Brasil. Com uma trajetória repleta de realizações, a B.M.P.A.G. ao longo de décadas vem disseminando entre os jovens estudantes o amor pela cultura musical, revelando talentos e abrilhantando inúmeros eventos culturais, artísticos, esportivos e solenes não só em Petrópolis, mas também em todo o Estado do Rio de Janeiro e em outros estados como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e também no exterior.

BMPAG Petropolis

É a PRIMEIRA e ÚNICA banda marcial brasileira a se apresentar em “Walt Disney World” nos Estados Unidos e possuí o título de “Honorary Cast Member of Disney World” ("Membro Honorário do elenco da Disney World") devido ao sucesso de suas apresentações na Flórida, tendo participado das mais assistidas e concorridas paradas do mundo em EPCOT e Magic Kingdom, o mais belo parque temático de todos os tempos. Além de se apresentar nos parques da Disney, a Banda já se apresentou nos parques da Universal Studios, também em Orlando.

USA

Em 2013, a Banda participou da abertura de um jogo oficial da Liga de Basquete dos Estados Unidos, a famosa NBA, entre as equipes do Orlando Magic e Washington Wizards, no Amway Center, em Orlando. Além de se apresentar nos parques da Disney, Universal e abrir um jogo oficial da NBA, a Banda em 2014 se apresentou em Cabo Canaveral, no Kennedy Space Center da NASA. Em 2015 a banda teve mais uma apresentação nova, se apresentou no complexo de atrações em Orlando, o

I-Drive 360 que tinha sido inaugurado a poucos meses antes da apresentação da banda.

No Brasil, a B.M.P.A.G. já fez inúmeras apresentações em todo o Estado do Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Dentre as cidades do Estado do Rio de Janeiro onde a Banda se apresentou, podemos citar: Areal, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cantagalo, Comendador Levy Gasparian, Cordeiro, Guapimirim, Itatiaia, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Miracema, Maricá, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Petrópolis (Diversos Shoppings, Escolas, Desfiles Cívicos, Clubes, Pontos Turísticos, etc.), Rio Bonito, Rio das Flores, São Fidélis, São João da Barra, Sapucaia, Saquarema, Teresópolis, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença, e Vassouras.

Na cidade do Rio de Janeiro a B.M.P.A.G. já se apresentou nos seguintes lugares: Clube Costa Brava, CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - Marinha do Brasil), Parque Terra Encantada, Clube de Regatas do Flamengo, Parada Iluminada de Natal da Coca - Cola (Orla da Praia de Copacabana), Rádio Globo (Show do Antônio Carlos - programa líder de audiência no estado do RJ), Rede Globo de Televisão (Programa "Xuxa Park").

No estado de Minas Gerais a banda se apresentou nas cidades de: Além Paraíba, Barbacena, Desterro do Melo, Juiz de Fora, Palma, Pirapetinga.

Já no estado de São Paulo a B.M.P.A.G. fez uma apresentação em Campinas (Parque Aquático Wet'n Wild). No estado do Distrito Federal a banda se apresentou em Brasília (Jogos Estudantis do Grupo Somos Educação).

Campeã de vários concursos de bandas marciais no estado do Rio, a B.M.P.A.G. destaca-se pela disciplina, garbo e entusiasmo de seus componentes. Foi vencedora do concurso de bandas marciais entre eles os promovidos pelo 1° Regimento de Carros de Combate no Rio de Janeiro e o concurso de bandas marciais no município de Três Rios. Em julho de 1999, foi campeã do VI CONFEMUSC - Concurso de Bandas, a nível nacional, realizado na cidade de Valença, conquistando o primeiro lugar na categoria Banda Marcial Juvenil. Em maio de 2000, obteve a terceira colocação no Concurso de Bandas de Guapimirim, categoria livre, disputando com bandas compostas de músicos profissionais.

BMPAG Petropolis